Poder cerebral

Brain Fitness

Gente, é fato que entre as pessoas mais espirituais existe uma certa negligência quanto a parte física do cérebro, como se nada aqui na matéria importasse muito. Esse site vem preencher uma lacuna, que é conciliar as práticas espirituais com as do raciocínio lógico. Para isso vamos te fazer umas perguntinhas básicas que você honestamente se auto-reponde. Não é só meditação que melhora nossas condições cerebrais, ou seja, o relaxamento. Mas seu oposto, a excitação, também fortalece os neurônios, de uma forma diferente. “Excitação” aqui leia-se “por o cérebro para queimar”, como se estivesse numa esteira, fazendo-o lembrar coisas, fazer contas, descobrir soluções para problemas, ler coisas que exigem mais atenção etc. Tudo aquilo que te dá aquela preguiça… Gasta-se muita glicose quando se põe o cérebro pra raciocinar. Por isso o ser humano é de fábrica, preguiçoso. O corpo quer evitar que você gaste energia e por isso faz de tudo pra te impedir de o fazer. E pensar é o que mais gasta. Aquele sono que ataca na hora de prestar atenção na leitura é o corpo tentando te proteger de um jeito não muito bom a longo prazo (a evolução que criou nosso corpo não é perfeita). É preciso ir contra essa preguiça que é a mesma que nos impede de ir correr ou ter um corpo melhor. É preciso cuidar da cabeça, com exercícios físicos, alimentos bons para os neurônios e exercícios mentais variados. Vamos fugir da decadência mental. Vamos por a coisa pra se expandir, melhorar, nos surpreender. Neurologistas afirmam que nosso cérebro não é como um computador que você tem valores determinados, fixos: tem x de memória, x de velocidade etc. O nosso varia, é plástico. Tem dias em que estamos mais burros, mais lerdos… Há dias que estamos sagazes e cheio de sacadas ótimas. É possível aumentar a capacidade de todas as funções cerebrais se você tiver disposição e força de vontade. Uma pessoa que é conhecida como esquecida pode se tornar hábil em lembrar, assim como um magrelo pode ganhar músculos ao se empenhar numa academia. Viver bastante é ótimo só se for de cabeça boa… Neurociência é espiritual. É cuidar da nossa história, por onde nossa alma se expressa. Se a capacidade cognitiva é ruim, as oportunidades da vida passam batidas e somos bem menos do que poderíamos ser. Não perceber claramente as coisas é estar nas trevas… É o tipo de cegueira mais triste. E aí só resta rezar para que alguém pense por nós…

Vamos lá. Responda como você anda nessas habilidades. Se está pior que antes, se costuma ser boa, variar ou ser constante. Observe a si mesma.

1-Velocidade

Lembrar de situações recentes com rapidez

Refaça seu dia na memória. Preste mais atenção no que faz sabendo que irá ter que relembrar depois. Faça mais isso. E toda hora se pergunte o que eu fiz na última hora?

2-Atenção

Ignorar distrações

dica- concentre-se numa música, em todos os sons dela. Veja quando você viaja para um assunto nada a ver e traga a mente gentilmente de volta. As pessoas estão ficando assustadoramente dispersivas, mudando de assunto de segundo a segundo, não mais conseguindo seguir uma só linha. Se force a ficar num tema, num som. Quanto mais exercitar, melhor se tem a capacidade de não pular de assunto em assunto.

3-Memória

Associar nomes a rostos

dica-ao ver televisão ou um filme, tente lembrar o nome dos atores. Faça listas mentais: aquele filme tem esse e esse ator que também trabalhou nesse outro filme. Faça associações sem fim, não olhe em nenhum lugar, vá vasculhando tudo o que você sabe. Acione, cutuque o cérebro.

4-Flexibilidade

Selecionar rapidamente palavras em seu vocabulário mental

dica- aquela palavra que não vem de jeito nenhum, está na ponta da língua dizemos, os neurologistas dizem que sentimos seu fantasma e isso dá aflição. Ela está em outra região do cérebro e não está sendo entregue para a mente consciente. Preste atenção na sensação. Ela está presente, mas não é entregue… falta uma ponte.  Faça discursos sem interrupção para amigos e parentes para ver a rapidez com que elas vêm. Assim que você percebe o fantasma de uma que não está sendo entregue, parta para um sinônimo. Treine lembrar de todos os sinônimos possíveis para o cérebro ir sendo acionado o máximo possível em todos os mínimos recantos, e circundar a palavra fantasma até que ela seja entregue, materializada…

5-Solução de Problemas

Fazer cálculos de cabeça

dica- evite a calculadora. Visualize os números como se estivesse escrevendo. Faça rotas pelas ruas da cidade só de cabeça.

Metas: velocidade, atenção, memória, flexibilidade e raciocínio (resolução de problemas).

1-Aprenda algo diferente que você tem dificuldade. Uma língua, um instrumento, uma costura difícil. Constantemente se desafie.

2-Escove os dentes com a outra mão. Coma com a outra também.

3-Faça academia! A condição física tem direta relação com o funcionamento cerebral. A gordura prejudica a memória e a capacidade cognitiva.

4-Coma muito alecrim. O melhor alimento para  cérebro, assim como nozes e castanhas, brócolis, semente de abóbora. Opte sempre por pães integrais que liberam glicose devagar na corrente sanguínea ao longo do dia. E não esqueça de mirtilo, frutinha que impede que se perca a memória mais recente das coisas.

5-Troque a TV pelo livro. Ler requer muito mais atenção do que TV. A TV tranforma as pessoas em alface. Dá tudo pronto e fácil.

6-Escreva. Tente concatenar as ideias da melhor maneira possível.

7-Medite. A capacidade de estar relaxado e saber se concentrar silenciando o ruído interno de milhares de pensamentos ao mesmo tempo aumenta todas as habilidades cerebrais. A ciência, devido a evolução dos exames de MRI, finalmente comprovou a eficácia da meditação sem sombra de dúvida. Não se trata mais de algo “místico” ou de achismo de gurus.

Os 12 melhores alimentos para seu cérebro:

1-Mirtilo 2-Abacate 3-Alecrim

4-Nozes 5-Cacau 6-Amêndoa

7-Couve 8-Feijão 9-Castanha

10-Brócolis 11-Limão 12-Semente de Abóbora