9 Sabedorias espirituais que não funcionam

Se fosse fácil assim…

1-Gratidão – diz a sabedoria new age: “os mais agradecidos de coração recebem mais e mais bênçãos do universo”. Só que não… É fácil lembrar de períodos da nossa vida em que estávamos emocionados de tanta alegria agradecendo o universo, e aí tudo desmoronou. É fácil pensar naquela senhora super feliz que ama a família acima de tudo e agradece a Deus todo dia, mas se assusta com as surpresas ruins que lhe acontecem.

2-Um plano perfeito – diz a sabedoria new age: “tudo acontece por um motivo” – Só que não… Ás vezes o motivo é que você não foi inteligente e fez escolhas péssimas na vida e aquilo vai levar a um vazio tenebroso.

3-Lei da atração – diz a sabedoria new age: “os pensamentos que você cultiva você atrai para sua vida”. Só que não… No mundo da terceira dimensão, mais denso, os pensamentos não causam grandes efeitos na matéria a não ser que eles deem comando para uma ação motora. Nas outras dimensões o pensamento pode ser visto imediatamente. Não aqui. A beleza da terceira está no TBC – tirar a bunda da cadeira. Sonhadores são muitos, realizadores são poucos justamente porque acredita-se que basta sonhar.

4-Perfect Timing– diz a sabedoria new age: “você está sempre no lugar certo na hora certa” – Só que não… Se você não usar sua inteligência e intuição para se posicionar na vida, você está literalmente frito. Para favorecer o desenvolvimento da inteligência no indivíduo, o universo não ajeita as coisas num destino pré-programado ou em ajudas titânicas por trás dos bastidores.

5-Não olhe para onde você não quer ir – diz a sabedoria new age: “se você não prestar atenção no mal, você não doa sua energia e ele some”. Só que não… Não prestar atenção no mal na sua vida só beneficia o mal que vai te comendo aos poucos com você não querendo ver.

6-O mítico “Agora” – diz a sabedoria new age: “fique concentrado no presente que você será sempre feliz e o universo se encarrega do resto”. Só que não… A capacidade de sair do agora para arquitetar e planejar um futuro é considerado um dos maiores avanços da mente humana. A pessoa incapaz de se deslocar do agora para planejar algo é menos inteligente.

7-Vá com o fluxo – diz a sabedoria new age: “devemos imitar a água que não resiste a nada e vence tudo apenas fluindo com a gravidade, na direção da corrente do rio. Deixe-se levar pelo fluxo sem resistir…” Só que não… Diz uma frase mais sábia do que essa: “só peixe morto vai com a corrente, os vivos optam para onde nadar”. Lembre-se que o salmão para por seus ovos precisa nadar contra a corrente das águas.

8-Pode quem acha que pode – diz a sabedoria new age: “quem acredita é capaz de fazer qualquer coisa”. Só que não… Quanto mais a new age fala isso mais gente frustrada aparece no mundo. Vivemos um boom sem precedentes de gurus da auto-ajuda. Todo mundo quer ensinar. E vivemos um boom sem precedentes de gente triste e frustrada. É preciso conhecer nosso limites muito bem. Essa é um das maiores virtudes que se pode conseguir na vida. E investir nas suas reais qualidades. Não, você não pode tudo.

9-Aja como se já tivesse o que você quer – diz a sabedoria new age “se veja já na vida que você quer, usufruindo das coisas que você quer ter e elas se materializarão”. Só que não… Pesquisadores e psicólogos alertam para o perigo dessa filosofia. A pessoa que tem uma visualização muito boa de um bem estar acaba tendo menos ações práticas rumo a esse objetivo, pois já se sente bem, como se já tivesse o que quer. Aprende muito bem a se enganar, enquanto a aflita que está vendo a situação péssima está correndo atrás.

A capacidade de sair do agora para arquitetar e planejar um futuro é considerado um dos maiores avanços da mente humana.

Alan Watts dizia que os ensinamentos budistas eram carregados de exageros para causar um choque na pessoa que não prestava atenção, que estava fanática em certo direcionamento. Ela estava tão exagerada de um lado que era preciso exagerar do outro, o oposto, para contrabalancear. Não era para por tanto peso no que era dito. Quando Buda disse “a vida é sofrimento” (linguistas hoje em dia preferem traduzir como “a vida é insatisfação”) não quis dizer que 100% é dor, mas quis alertar, exagerando, para a pessoa não esperar que tudo venha dela e dessa forma não se aplique internamente. Os zen budistas usam muito o humor e o exagero para mostrar o ridículo das coisas. É nessa linha que criei essa lista. Exageradamente critico o exagero com que essas “sabedorias” são passadas às pessoas como verdades absolutas. Não são… Mas também não são mentiras. A vida não é isso ou aquilo. Se você ficar nervoso e me perguntar furioso “é assim ou não é”, pois nós humanos por insegurança amamos uma definição absoluta, eu te responderei que o erro está na sua pergunta “é assim ou não é”. “Ás vezes é e às vezes não é” é uma frase estúpida e extremamente sábia. Não caia nas mãos daqueles que precisam vender livros e palestras e se mostram super certos de como a vida funciona pra seduzir o seu lado inseguro que quer verdades absolutas aplicáveis em todas as situações.

Você cresceu… Não precisa mais disso. Estamos no pós new age, na new new age, onde viver sem solidez de verdades absolutas é a única verdade absoluta. Não deixe de ler a historinha abaixo…

Mantenham-se perspicazes e cheios de fé.

 

Historinha real em quadrinhos pra vocês

James Ray, uma das estrelas do filme “O Segredo” explica didaticamente como funciona a lei da atração no filme que conquistou o mundo.

James lança um livro que vira rapidamente um best-seller aclamado: “Fortuna Harmônica, o segredo de como atrair a vida que você quer”.

Alguns anos depois de “O Segredo” e de seu best-seller, James vai para cadeia acusado de negligência pela morte de duas pessoas num chalé que ele cobrava 10 mil dólares para um curto retiro espiritual. 18 outras pessoas foram hospitalizadas com queimaduras, desidratação, falência dos rins e problemas respiratórios, todos  decorrentes de exercícios espirituais administrados por James. Um deles foi ficar 36 horas em jejum, sem água…

Mas saudemos a parte obstinada dele que tentou e continua tentando… A vida não se explica totalmente na lei da atração James.

Você com essa mania e adoração por ficar sem dinheiro!Liberte-se desse vício! Pobrefilia mata!

Mais um livro da coleção “não leia nunca”. Dica do site.

 

leia também: Viúvas do pensamento positivo