Esse site é pra quem?

Esse site é para pessoas corajosas, sem medo de investigar suas crenças e de por vezes perder o chão… é para pessoas que suspeitam que tudo aquilo em que acreditam pode estar errado e que estão atoladas numa  intrincada rede de condicionamentos e fantasias imperceptíveis…  é para adultos que começam a notar que “realidade” é somente aquilo que suas mentes têm a capacidade de perceber nesse instante…
Vamos esculhambar ateus e crentes, evangélicos e budistas, darwinianos e criacionistas, físicos e padres, alheios e interessados, vítimas e carrascos… Destruiremos doutores, gurus e mestres iluminados com poucos e eficazes argumentos… explicitaremos o ridículo dos céticos e da ciência… Mostraremos o poder da palavra e seu encantamento sobre as pessoas… edificaremos uma nova visão sobre as coisas, uma que não seja de segunda-mão, heranças carcomidas de pessoas mortas e sociedades decadentes que aceitamos sem nem perceber… existe algo além da novela, do futebol e dos noticiários… existe algo além do que seu pai e sua mãe pensam do mundo… o universo não cabe na religião que te foi dada ou no ceticismo que você copiou… Você não cabe mais no seu grupinho social…

Sua função como leitor de nosso site é atacar nossos argumentos e desmoralizá-los… é desse cruzamento incessante de ideias que chegaremos a um vigor híbrido cada vez mais interessante… .. infinita sensação de que existe algo que eu ainda não pensei que pode mudar tudo… os seres que se cruzam com as diferenças ficam cada vez mais fortes, os puristas que só cruzam entre si, cada vez mais fracos…Não se perturbe com a eventual acidez, o lado cômico de gosto duvidoso e fora de limites… Por trás de tudo existe apenas uma vontade ferrenha de não compactuar com a mediocridade simplória de grande parte do meio espiritual e a petulância ridícula do meio científico… ainda que correndo o risco de ser simplório e petulante também…

… infinita e abençoada sensação de que existe algo que eu ainda não não fui capaz de pensar que pode mudar tudo o que penso agora…

Preguiça de pensar e mudar aqui não tem vez…

Welcome to the Jungle…

… infinita e abençoada sensação de que existe algo que eu ainda não não fui capaz de pensar que pode mudar tudo o que penso agora…

Nosso logo

Por que um cavalo com rabo de peixe?

O cavalo simboliza a sagacidade, as faculdades mentais, a capacidade lógica de perceber o que faz sentido e o que não faz, o caminho mais inteligente para se conseguir algo e resolver um problema, a maravilhosa razão que constrói uma eficiência necessária, que aprende a não ser sugestionado pelas emoções. Ciência e perspicácia…

O rabo de peixe simboliza a capacidade de mergulhar nas profundezas, de ver o que está além dos sentidos, aquilo que escapa à razão, o ser que flui naturalmente por entre as coisas subjetivas, faz delas seu habitat natural e sabe que são a beleza do mundo… As emoções são fluídas e invisíveis, jamais objetivizáveis… O mundo é muito mais do que física, química e biologia.

Esse ser híbrido é nosso símbolo maior… O equilíbrio entre razão e intuição, fé e lógica….

Espiritualidade Q.I. Alto? Por que esse título presunçoso?

No clássico livro de George Gurdjieff “Histórias de Belzebu” ele simula um diálogo entre extraterrestres em sua nave, fazendo comentários sobre o planeta Terra e seus habitantes. É dito nessa conversa que o principal defeito dos humanos é a sugestionabilidade. Concordo plenamente com essa opinião. Somos seres influenciados o tempo todo por coisas tolas sem termos a  capacidade , vontade,  coragem ou paciência de verificarmos a veracidade ou pertinência da informação que nos chega.

Espiritualidade Q.I. alto é um título presunçoso e incorreto. A espiritualidade alinha-se muito mais ao nosso lado intuitivo e artístico do que ao do raciocínio.  Por esse motivo, as pessoas mais espirituais tendem a ser também mais inocentes, levadas por vontades e sentimentos de que algo seja verdade, para satisfazer a necessidade de proteção e de comprovação de sua segurança. A razão existe para ser usada por nós. Se uma coisa não faz sentido, ela não faz sentido. A lógica e a intuição podem e devem funcionar juntas. Por milênios o conceito “fé” tem sido usado contra as pessoas,  estagnando seus cérebros e as proibindo de questionar até o mais questionável dos absurdos. Heresia é um ato de coragem, de ir contra aquilo que está estabelecido,  um exercício de liberdade.

Por que esse título do site então? Espiritualidade Q.I. Alto? (para alguns isso seria até um oxímero, mas não para mim).  É apenas uma provocação, um alerta, um apelo para que nos embrenhemos pela selva da espiritualidade munidos de sagacidade,  de um aguçadíssimo detector de besteiras e uma antena mais limpa e portanto mais apta a   captar o que é válido e pertinente para nosso avanço e felicidade.

Vamos juntos alertar uns aos outros para os perigos no caminho, as farsas, os embustes… tentando evitar ao máximo o tempo perdido com falsidades convenientes a outros, não a nós.

Identificaremos teorias estapafúrdias que não se sustentam num escrutino mais minucioso. Construiremos uma espiritualidade mais honesta, limpa de crendices desnecessárias que mais nos afastam da verdade do que nos aproximam.

Vamos arcar com as consequências de nossas perguntas e respostas, mesmo que todas nossas muletas existenciais sejam dizimadas.  É melhor rastejar com nosso próprio corpo rumando a algo mais verdadeiro do que voar com asas falsas para lugares imaginários.  Não estamos mais na infância da vida espiritual; certas historinhas outrora confortáveis não mais nos agradam ou nos dão paz. Prontos estamos para a amplidão da falta de chão, para a vertigem do sagrado real. A inteligência exige uma explicação melhor do porque estamos aqui, da onde viemos e para onde vamos.

Não mais daremos suporte a filosofias que existem somente para beneficiar seus criadores. Não mais aceitaremos indivíduos que se auto intitulam “iluminados”, que usam desse expediente para que  as pessoas ao redor  considerem  tudo que sai de suas bocas  a mais pura verdade celestial. Avatares de plantão, não somos acólitos de suas presunções, de suas ilusões de grandeza, não mais sustentaremos seu luxo… sua plateia de zumbis será despertada com nossos artigos, seremos o estrondo da revelação dentro do cérebro e da alma.

Não somos os céticos cínicos da preguiça, pelo contrário. Pesquisamos e lemos a fundo para nunca sermos levianos em nossos questionamentos. Somos apaixonados pelo saber, portanto o ceticismo burro que já desacredita antes mesmo de verificar não tem vez aqui. Investigamos a nós mesmos para saber se estamos investigando sem preconceitos e repletos de vontades pequenas de que isso ou aquilo seja do modo que queremos … Riremos sempre do reducionismo ridículo da ciência moderna e suas presunções de infalibilidade, suas leis de débil equilíbrio,  “comprovadas” em ridículos jornais a mercê de corporações. Sempre comprovamos apenas aquilo que somos capazes de comprovar e não o universo como ele é. Nossos instrumentos de pesquisa para provar isso ou aquilo (seja nosso cérebro e raciocínio ou as máquinas criadas por eles) são apenas filtros limitados. Muitos são os que erroneamente consideram que esses instrumentos abarcam o todo e vivem suas vidas numa paz filosófica artificial erguida por conclusões tolas e certezas débeis, sejam eles ateus, crentes ou desinteressados em geral.

Muitas vezes nem sabemos o quanto já temos de presunção em relação às coisas…Nem sabemos que aquela coisa tão milenar, familiar e sempre presente  poderia ser questionada; nos assustamos quando vemos alguém fazendo perguntas embaraçosas que são pura dinamite para certas “verdades”.

A coragem de questionar é a força que nos faz avançar. Esse site não é para os fracos de coração, nem para os  cheios de certezas… Não é para os que se apoiam em ilusões para ir levando a vida de uma maneira suportável nem para os cheios de si que por saberem pouco acham que sabem tudo. É para aqueles que tem coragem de andar numa corda bamba que liga dois infinitos contrários: da ignorância para a sabedoria, não se importando com a altura e o precipício abaixo. A recompensa é a liberdade.

Que assim seja….

Minha religião é…

Não enganar a mim mesmo.