Estar ciente de que técnicas científicas de convencimento existem, ajuda a nos proteger mais, a sermos menos simplórios quando expostos ao ataque que recebemos todos os dias de gente querendo algo de nós: seguidores, o nosso dinheiro, a nossa atenção e devoção.
Fazer algo parecer bom, necessário e especial nem é muito difícil para quem sabe aplicar essas técnicas, visto a enorme quantidade de pessoas inocentes e desesperadas em acreditar em algo, em preencher vazios, em se deixar levar.
Falarei hoje apenas de uma das técnicas do marketing e que talvez seja a mais perigosa delas: a prova social. Consiste em se aproveitar do fato de que a maioria das pessoas se deixa influenciar quando vê que muitas outras pessoas gostam de determinada coisa. Pode ser que você até tenha detestado aquela cantora. Mas depois de ver um milhão de pessoas berrando seu nome, você pode vir a pensar que aquilo deve ser bom. E aquilo que você adorou, mas que não tem mais ninguém querendo, pode te fazer abandonar, a questionar seu próprio gosto… não tem prova social e te faz parecer uma louca sem noção.
Mulheres são pagas para gritar para cantores, para chorar em velórios, para dar testemunhos em blogs que aquele produto é sensacional. Bons profissionais do marketing sabem forjar prova social muito bem, sem que pareça artificial. A criança que vê que milhares de outras crianças gostam daquele cantor, sente necessidade de gostar também, porque senão ela é ridícula, esquisita e não será aceita em seu meio. Portanto, fazer parecer que aquele artista é massivamente aceito é essencial… Parecer verdade é mais importante do que ser verdade.
Muitas campanhas de marketing, as melhores delas, são invisíveis. Você não nota que foi levado a achar aquilo, e compra a ideia como se tivesse realmente optado. Muito do que te convence, por mais que você diga que não, é ver muitas outras pessoas gostando daquilo. Poucos se tornam conscientes disso.
Cuidado com aquelas pessoas dando testemunho de que suas vidas mudaram quando encontraram aquele guru ou aquele produto. Preste atenção, não se deixe convencer com essas armadilhas. A prova social funciona porque somos muito abertos a opiniões de fora e muito descrentes do que achamos em nosso íntimo. Basta ler que três pessoas amaram um produto para que nossa curiosidade seja despertada. O mundo da moda paga para que revistas digam que suas roupas são maravilhosas e que “são” a moda. Gravadoras pagam jabá para que a s músicas sejam executadas mil vezes e você ache que realmente “pegaram”. Quando existe o valor agregado da prova social, o produto fica parecendo bom, necessário e especial. Mas muitas vezes é só um artifício.
Leave A Comment