Vou falar de uma coisa que todo mundo sente, mas poucos são os que pararam para realmente refletir sobre o fenômeno. E é uma coisa seríssima, que estraga amizades, afasta famílias, ou mesmo quando não é tão radical, mantém uma aura de rancor sobre todos os nossos relacionamentos, um mal estar perpétuo. E vou explicar minha técnica das 3 camadas, que me fez salvar esses relacionamentos e encarar melhor a socialização com pessoas difíceis, ou seja, todo mundo (eu incluído).
Quando entramos numa festinha entre amigos ou família, somos recebidos quase sempre com muita alegria, abraços e beijos. Te chamam de sumido, falam que você fez falta, perguntam por onde anda. Uns mais queridos até dizem que estavam com muita saudade e perguntam como você está, seus pais, seu trabalho etc. A voz sempre em tom mais alto, parece celebrar a tua chegada com euforia. Você sente a cordialidade da coisa e mimetiza todos esses mesmos gestos obrigatórios sociais com mestria. Todos se amam, tudo é lindo.
A primeira camada é assim. Todos falam aquilo que é politicamente correto dentro de uma amizade, comportam-se como pessoas distintas, super descoladas e gentis, cheias de calor pra te dar, despejando elogios cor de rosa. Afinal, são teus amigos, tua família. Mas a primeira camada é uma película extremamente fina e transparente. Evanescente e protegida somente por açúcar refinado (dissimulado), não demora quase nada pra você começar a enxergar através dela. E aí podemos infelizmente presenciar à nossa frente, sem poder fugir ou ignorar, pois brilha como uma radiação malévola, a pérfida e nauseabunda segunda camada.
Você ouve a primeira agulhadinha sarcástica da noite. A primeira camada foi perfurada sem dó e com toda a facilidade pela acidez de uma aparentemente “inocente” piadinha vinda da segunda camada de alguém. Claro que algumas piadinhas são só piadinhas engraçadas, mas me refiro àquelas onde claramente sentimos que o objetivo primordial, bem escondidinho lá no fundo, foi tentar de alguma forma te diminuir. Pra disfarçar, a primeira camada é reacionada logo em seguida e algo frugal é dito com premeditada leveza. Te oferecem um vinho, uma cerveja, elogiam teu sapato.
A segunda camada é a camada da sobrevivência. Precisamos a qualquer custo entender como ela funciona, o porquê de ela existir. É desse entendimento, lógico e inteligente, que virá nosso perdão, nossa compreensão. Porque camada da sobrevivência?
Apesar de parecermos seres muito evoluídos e cheios de avanços intelectuais e tecnológicos, a nossa base permanece a mesma de nossos antepassados e os animais em geral. Nossas necessidades básicas ainda obviamente são: permanecer vivo, fugir da morte, afastar todo e qualquer perigo a nossa volta, perpetuar e espalhar nossos próprios genes. Eros e tanatos, o sexo e a morte em cada fibra de nosso ser. Mas, ninguém percebe claramente que essa coisa tão primal está por de trás de quase todas nossas atitudes, até nas mais aparentemente refinadas. A diferença é que no ser humano isso pode aparecer de uma forma escamoteada, por detrás, com minúcias subjetivas incrivelmente sutis, parecendo muitas vezes que não estão ali, mas sempre estão. Seguindo essa linha de pensamento, minha definição de ser civilizado é todo aquele que sabe camuflar com sutilezas e artifícios infindáveis as mesmas necessidades selvagens de toda matéria viva do planeta. Nossas relações sociais, portanto, estão carregadas de subterfúgios para se conseguir o maná da salvação, a certeza de prevalecer.
Para alastrar sua própria genética e afastar os perigos, a pessoa age sempre visando estar segura, forte e com um largo território de vantagem sobre os outros. Como o tigre que marca o território com xixi, o ser humano faz isso muitas vezes através de simples conversas. Escondido dentro desses aparentemente banais diálogos, uma guerra velada e inconsciente é travada. As discussões muitas vezes são só uma batalha, um anseio infindável de derrotar, o teor delas sendo totalmente irrelevante. A envergadura intelectual, monetária ou seja lá o que for do panteão de vaidades humanas é que está sendo medida com o oponente. Como o pavão que abre sua cauda para comparar com a do outro e impressionar a fêmea, estamos sempre pondo nossas cartas na mesa e blefando muito para existir com autoridade e segurança. Mas o que isso tem a ver com seus amigos, sua família?
Não é preciso tanta explicação assim. Todos nós sentimos essa urgência em sobressair sobre os demais porque sabemos que os mais fortes sobrevivem. Inconscientemente o medo está sempre presente de que alguém seja mais eficiente do que nós e nos coloque em perigo. As mulheres comparam a capacidade de sedução sobre o sexo oposto, os homens tem sede de parecerem vitoriosos, atraindo a admiração de todos e tendo menos possibilidade de ser afetado por perigos em geral. Alastrar suas ideias, sua verborragia, é como alastrar seus genes. Quer impregnar a todos com sua divina excelência, sua grandeza ímpar. Todos querem de uma forma ou de outra serem reis, nem que sejam reis da humildade, da espiritualidade, da bondade. O ego ataca de muitas formas sem que percebamos. Essa coisa carnívora e predadora, essa neurótica camada de sobrevivência acontece subconscientemente a maior parte do tempo. Quase nunca somos capazes de admitir que demos um coice em alguém para não deixa-lo subir na estima dos outros. A mente é mestra em encontrar desculpas, em justificar nossas mediocridades. São sempre os outros que tem inveja, nunca nós. Nossos ataques sempre têm porquês, nunca são ataques, só estamos comentando. Desesperadamente procuramos defeito em nossos amigos para que o perigo de ser pequeno não nos assole, não nos extermine. E a coisa mais negada por todos é: ver o outro sofrer nos dá uma diabólica infusão de paz, uma sensação boa de que “não sou só eu”.
Hello admin ! I read your content everyday and i must say
you have hi quality posts here. Your blog deserves to go viral.
You need initial boost only. How to go viral fast?
Search for: forbesden’s tools
Very good website – bookmarked
I see your page needs some unique & fresh articles.
Writing manually is time consuming, but there is solution for this
hard task. Just search for: Miftolo’s tools rewriter
We cannot honestly say that we weren’t shocked and impressed by the sheer ingenuity of the Twerking Butt.|The employees at Scripps Ranch Higher School discussed a twerking incident involving students in a letter addressed to a school trustee.|
Travis Porter and Sage The Gemini can be heard on the TWERK station at Pandora.|Soon after releasing very first booty shaking music video handful of months back Siise is back with another 2mins+ twerk music video.|No matter whether or not it really is portion of a globally-recognized fitness
I have noticed you don’t monetize your page, don’t waste your traffic,
you can earn extra cash every month because
you’ve got high quality content. If you want to know how to
make extra money, search for: Mrdalekjd methods for $$$
Najlepsze receptury kucharskie
I simply want to say I am just new to weblog and absolutely liked this web-site. Likely I’m going to bookmark your site . You surely come with terrific stories. Regards for revealing your webpage.
I added a new list today. I’m going to try to find new sites in a slightly different way. Read all about it by clicking the link above.
The week has just begun and that means it’s time to relieve some stress. You’ve got plenty of work ahead of you. You’ll need all the relaxation you can sneak in. No one can melt the stress like a cam girl can. At http://www.camgirl.pw you’re sure to find a cutie that will make you forget all about whatever was stressing you out.
Right now you could be having a whole lot of fun. All it takes is visiting http://www.camgirl.pw There’s no site out there more fun than that one. It’s loaded with girls who know how to treat a man right. They’ll make sure your day is a very good one.